O que é Coparticipação em Plano de Saúde?

O cuidado com o nosso bem-estar sempre foi e será uma das prioridades em nossa vida. Essa atenção especial se tornou ainda mais importante, principalmente nestes tempos em que doenças graves preocupam a população no mundo todo, não é mesmo?

Neste contexto, muitos cidadãos recorrem ao setor privado, visando encontrar uma assistência médica que melhor atenda as suas necessidades. Entretanto, nessa busca por um serviço que esteja compatível com a realidade, as pessoas tem dificuldades em definir qual formato de atendimento escolher.

Pensando nisso, vamos abordar as peculiaridades de alguns dos principais planos do mercado, mostrando quais os atributos de cada um e o que é importante levar em consideração nessa escolha.

Como funciona um Plano de Coparticipação?

Trata-se de um perfil de assistência em saúde que prevê o pagamento a parte por alguns procedimentos, além do valor mensal previamente contratado. Entre as modalidades que podem ser cobradas estão:

Consultas médicas

Nestes casos, os valores embutidos na fatura são referentes a cada agendamento realizado ao longo de determinado período.

Por isso, avaliar criteriosamente qual a sua demanda, no que se refere ao atendimento, é fundamental.

Urgência e emergência

Os percentuais cobrados aqui são diferentes das consultas, fato que requer atenção por parte do usuário do serviço.

É importante dizer isso porque, muitas vezes, as pessoas acham que indo ao pronto atendimento serão atendidas com mais agilidade, o que nem sempre acontece.

Portanto, caso o seu caso não seja grave, opte sempre pelo agendamento prévio das consultas.

Exames simples e especializados

É muito importante ficar atento a esta situação, porque essa cobrança é realizada por procedimento e não por coleta. Por exemplo, em uma amostra de sangue pode resultar em vários exames que são cobrados individualmente, o que exige um controle maior por parte do cliente.

Já os procedimentos especializados, são registrados individualmente, o que facilita o acompanhamento para o pagamento mensal.

Internações

As internações possuem valor fixo, independente do período que o paciente fique no hospital. Além disso, os exames de coparticipações realizados nesse período não são cobrados individualmente da pessoa.

Qual a diferença dele para um plano completo?

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas ao contratar o plano de saúde. Porém, a única diferença entre os dois formatos é somente o fato de que o Coparticipativo prevê cobranças adicionais.

As pessoas acabam escolhendo esta opção porque o plano mensal inicialmente é mais barato. Entretanto, se a frequência com que você utiliza o serviço for alta ele acaba ficando mais caro. Por outro lado, escolher a modalidade com valor mais alto não é sinônimo de atendimento completo e eficiente.

Então o que devo fazer?

Analise suas condições financeiras e qual a real necessidade de atendimento médico. Esses são dois pilares essenciais na hora de tomar essa decisão.

Você quer contratar um plano de saúde para sua empresa ou família? Na Jovelo, trabalhamos com companhias que são referência em assistência médica no Brasil, oferecendo o que há de melhor em saúde e com preço acessível ao seu bolso.

Não perca tempo! Entre em contato com nosso time e faça uma cotação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *